sábado, 21 de dezembro de 2013

Como funciona um observatório astronômico

Olha só: basta estar num observatório astronômico para se aproximar de tudo o que há no espaço. Com a ajuda de aparelhos como telescópios, esses locais são laboratórios para estudar planetas, estrelas e tudo o que há pelo Universo. Quer saber mais? A Recreio desvendou o que rola nos observatórios mais incríveis do mundo!


Superimagens
Levou cerca de 100 anos para que o observatório ALMA, no deserto de San Pedro de Atacama, no Chile, ficasse pronto! Lá está o maior telescópio do mundo, com 66 antenas sincronizadas, que ajudam a entender as regiões onde se formam as estrelas – além de captarem as imagens mais claras entre todos os observatórios do mundo. O deserto foi escolhido por ser seco, pois as antenas são sensíveis até à umidade do ar. 




Museu do Metorito
Lá existem telescópios para os visitantes darem uma espiadinha nos 16 anéis de Saturno! O museu fica em San Pedro de Atacama, no Chile.


Meteoritos ao seu alcance
Além de ter telescópios para visitantes, o Museu do Meteorito tem três meteoros de verdade, e é possível tocá-los.


Vista irada
O topo de um vulcão inativo, no Havaí, Estados Unidos, abriga os 13 telescópios doObservatório de Mauna Kea. Do alto dá para ver a parte mais iluminada do Universo, onde há mais estrelas.


Nossa estrela
No deserto de Sonora, em Tucson, Estados Unidos, fica o Observatório Nacional de Kitt Peak, com 25 telescópios. O mais legal é o McMath-Pierce, que permite ver o Sol em tempo real – sem óculos escuros!


Lá vem o canhão
No Brasil, o mais antigo é o Observatório Nacional, no Rio de Janeiro: todas as nossas pesquisas sobre o espaço passam por ele para serem comprovadas. O lugar foi fundado pelo imperador dom Pedro I, em 1827. Naquela época, ao meio-dia, soldados soltavam uma bola de canhão para avisar o horário – imagine o susto!


Onde estão os aliens?
Os telescópios do observatório La Silla, em San Pedro de Atacama, Chile, já descobriram vários exoplanetas (fora do sistema solar). O HARPS, por exemplo, achou planetas orbitando a estrela Gliese 581. Acredita-se que seja uma área habitável fora do sistema solar. Será?

Essa postagem da Recreio realmente conta várias coisas bem interessantes, mas e você? Acredite que pode haver vida alienígena em algum lugar do espaço? Comente!








Nenhum comentário:

Postar um comentário